150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Shopping em Brasília recebe exposição em homenagem a Santos Dumont

A abertura do evento contou com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB)
Publicada em: 05/08/2023 07:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Foi aberta nesta terça-feira (01/08), no shopping Conjunto Nacional, em Brasília (DF), uma exposição comemorativa aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a mostra ficará aberta à visitação pública, gratuitamente, até o dia 15 de agosto, das 9h às 22h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos.

A abertura do evento contou com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB). O espetáculo foi regido pelo Maestro Tenente Paulo Rezende e executado por 12 músicos. O repertório foi marcado por músicas clássicas do cinema, por canções populares brasileiras, além do Hino dos Aviadores.

Na ocasião, estiveram presentes o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Adolfo Aleixo da Silva Junior, entre outros militares e civis. E, para a alegria de todos, o lançamento da mostra contou, ainda, com a participação dos mascotes Fabinho e Dumontzinho, além do intérprete de Santos Dumont.

A exposição apresenta aos visitantes 30 painéis que narram a trajetória do inventor brasileiro. Além disso, o público pôde ver de perto uma réplica do histórico Demoiselle, avião desenvolvido por Santos Dumont e que voou pela primeira vez em 1907. O exemplar exposto é uma réplica pertencente ao Museu Aeroespacial (MUSAL), que foi completamente restaurada e adaptada, a fim de ser utilizada em ocasiões especiais e em exposições itinerantes, ampliando a oportunidade de mais pessoas conhecerem sobre Santos Dumont.

“Para o Conjunto Nacional é uma honra receber essa exposição, que está aberta ao público gratuitamente, para que todos possam conhecer mais sobre a história do Pai da Aviação”, comentou a Gerente de Marketing do Conjunto Nacional, Fernanda Lima Stewart.

A professora Ana Paula Melo Saraiva Vieira expressou o sentimento de visitar a mostra. "O evento está excelente. É muito legal ser surpreendida ao final da tarde com essa exposição e essa orquestra maravilhosa. É muito bom ver essa homenagem a Santos Dumont, um brasileiro que temos muita consideração", contou.

Importância da data

O sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho, rememora a Vida, a Obra e os Valores do homem que deu asas à humanidade. Herói da engenhosidade, o Pai da Aviação realizou o voo do aparelho mais pesado do que o ar em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França e mais de mil espectadores.

Após o feito, Santos Dumont se tornou uma celebridade conhecida mundialmente e continuou a trabalhar em aviões, tendo feito muitas outras contribuições importantes para a aviação. Em 1909, ele voou o Demoiselle, um dos primeiros aeroplanos do mundo. O inventor também trabalhou em melhorias no design do avião, como a adição de cauda vertical para melhor estabilidade e controle, avanços que são base conceitual para as mais modernas aeronaves até os dias atuais.

Clique aqui e assista o vídeo da matéria

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

Serviço:

Evento: Exposição comemorativa aos 150 anos do Pai da Aviação

Local: Entrada E, Conjunto Nacional – Brasília (DF)

Data e horário: de 01/08 a 15/08, das 9h às 22h (de segunda-feira a sábado) e das 12h às 20h (domingo)

imagens/original/45983/230801MON_Monica_Rodrigues_10.jpg
imagens/original/45983/230801MON_Monica_Rodrigues_13.jpg
imagens/original/45983/230801MON_Monica_Rodrigues_14.jpg
imagens/original/45983/230801MON_Monica_Rodrigues_4.jpg
imagens/original/45983/230801MON_Monica_Rodrigues_5.jpg
imagens/original/45983/230801MON_Monica_Rodrigues_7.jpg